Praticando o Mindfulness - Atenção Plena

 Oi gente hoje vim falar de qualidade de vida!

Como vocês sabem tenho um canal onde divido com vocês minha paixão por costura criativa, ao longo dos anos percebi como costurar me faz bem e como é para mim uma verdadeira terapia, percebi isso porque quando fico muito tempo sem  fazer meus trabalhos de patchwork fico estressada , chateada, me sentindo infeliz, claro que os problemas do dia a dia ajudam muito neste quesito, mas todos nós precisamos de uma válvula de escape, e descobri que a minha é criar, fazer algum trabalho com as mãos e o patchwork é uma delas.

Eu não sabia até conhecer o mindfulness que eu já fazia isso quando estava costurando, tenho até um vídeo no canal onde sugiro a criação de uma bonequinha  que denominei "DOOL SELF", como uma forma de escape da correria do dia a dia e também uma forma de autoconhecimento. E digo que funciona mesmo, fazer aquela bonequinha ou algo que você coloque uma intenção funciona mesmo, é como se tivéssemos tido uma seção de terapia com alguém para nos ouvir de verdade.

Tudo é real porque tudo o que podemos imaginar podemos sentir e consequentemente materializar em nossa vida!

Então se colocarmos intenção e consciência em nossos atos poderemos nos sentir melhor e quiçá  até curar nossos males, isso quem disse foi Louise Hay em seu livro de autoajuda COMO CURAR SUA VIDA...

Usar o artesanato de uma forma geral  como uma forma de terapia é uma ótima opção pra melhorar nossa condição mental e isso acaba  melhorando todo o resto.

Você também pode praticar o Mindfulness apreciando os pequenos detalhes da Natureza

Mas o que é Mindfulness do Inglês Atencão Plena

Mindfulness é um tipo de meditação em que você se concentra em estar intensamente consciente do que está sentindo no momento, sem interpretação ou julgamento, com  a prática da  atenção plena, só julgamos o que estamos fazendo, apagando qualquer outra perturbação, pois naquele momento (que no nosso caso é a prática da costura criativa) como disse Buda é o "pensamento correto", porque todos os outros pensamentos são fruto de um turbilhão de crenças que adquirimos ou herdamos ao longo de nossa vida e todos eles são influenciados pelo externo.

Somos como uma antena que capta tudo ao nosso redor e dependendo do grau de comprometimento que temos como as situações isso se entranha em nosso subconsciente fazendo com que nossa mente produza todo tipo de aberração possível e impossível.

Quando damos atenção ao nosso pensamento ele gera em nós um sentimento. E esse sentimento gera a energia para criar o "bem" ou o "mal" em nossas vidas.

Tendo isto em mente podemos assim usar o "momento presente" 

Então vamos usar o sentimento de prazer que estamos conseguindo ao fazer nossos trabalhos para melhorar nosso estado geral de pensamentos e com isso conseguirmos obter melhoras em todo o resto, eu quando não pratico sinceramente sinto muita falta, como se tivesse abandonado o terapeuta rsrs.

Existem muitas outras formas de usar o Mindfulness (atenção plena) em nosso dia a dia, vou citar alguns outros aqui:

  • Na hora do banho: podemos empregar a terapia da Atenção Plena, prestando atenção aos cheiros do shampoo do sabonete que estamos usando, aos azulejos do banheiro, ao nosso próprio corpo e em todos os detalhes possíveis enquanto fazemos um ato corriqueiro e diário como tomar um simples banho.
  • Ao respirarmos, na yoga se usa muito a técnica de respiração juntamente com os exercícios físicos para acalmar a mente; Consiste em voltar a sua atenção a sua respiração, os movimentos do expirar e inspirar, fazer contagens segurando a respiração por alguns segundos também ajuda a acalmar a ansiedade e o stress.
  • Durante as refeições, prestando atenção a cor e textura dos alimentos, ao sabor, contando as mastigações, etc., saboreando o momento e desfrutando da benção de alimentar o nosso corpo que é o nosso templo mais sagrado;
  • Ao caminhar na rua, usar o exercício da contemplação pra admirar as flores, árvores, detalhes das casas da vizinhança, etc.

Dentre muitas outras formas de praticar a Atenção Plena, talvez você desenvolva a sua própria maneira de fazer isso, assim como eu que uni esta terapia ao ato de costurar minhas fofurices, que eu amo tanto.



Espero ter contribuído com você, para trazer algo de melhor para sua vida!


Vou me despedindo por aqui, te vejo no próximo post.



Comentários